Reiki, um método de Harmonia intemporal
O Reiki é principalmente conhecido como uma terapia complementar holística, que como o próprio nome sugere, promove um equilíbrio entre a nossa energia vital, o "Ki" em japonês, e a energia externa, o fluxo eterno Universal, o "Rei".
Como já sabemos, tudo é energia ou falta de. O que nós entendemos como "doença" é no fundo uma desarmonia entre as energias “corporais” nas suas mais diversas camadas, físico, emocional, mental e espiritual. O Reiki reconhece o Ser enérgico que somos por natureza e trabalha diretamente nas suas origens.
A história (recente) do Reiki começa no Japão, no ano de 1915, pelo Sensei Mikao Usui e apresenta muitas semelhanças com os ensinamentos básicos budistas e os seus exercícios. De facto, técnicas muito semelhantes de cura podem ser encontradas no Tibete e na China há mais de 3000 anos. A noção de cura pela imposição das mãos tem estado presente em todo o mundo, em muitas culturas diferentes, como o Egito antigo, ou sempre que uma mãe instintivamente acaricia imediatamente o filho, e quem não se lembra de um dos mais conhecidos milagres de Jesus? A sua essência esteve sempre presente no instinto humano, no conhecimento e na nossa cultura e transcende qualquer filiação religiosa. Hoje em dia, existem centenas de sistemas diferentes de Reiki, cada um com a sua particularidade e o ponto de vista pessoal do seu Mestre.
Num primeiro olhar, o Reiki é um sistema de cura gradual, começando pelo corpo físico, depois os bloqueios emocionais que se acumulam ao longo dos anos, com o objetivo de atingir um estado pacífico e iluminado do Ser, o Satori! Mas, como terapeuta, comecei a perceber que o Reiki, de fato, é muito mais profundo e fornece-nos muito mais do que apenas técnicas de cura, a nós próprios e aos outros. Ensina sobre o amor-próprio, o auto respeito e harmonia interna, em consciência, isto é, torna-nos consciente de como curar-nos, os nossos hábitos e a nossa maneira de viver! Trata-se de uma ferramenta extremamente valiosa para a vida, e prevenção da saúde. Qualquer pessoa que pratique Reiki diariamente sabe que o Reiki é acima de tudo uma atitude!
À medida que vamos aprendendo que as emoções são as raízes da maioria dos problemas físicos, o Reiki oferece-nos uma excelente solução, na qual acredito fortemente ser uma das melhores. No futuro, se formos capazes de cuidar melhor de nós próprios, de comer saudavelmente, aceitar as nossas emoções e viver num ambiente não poluído, o nosso sistema de saúde será sem sombra de dúvida bastante diferente do atual.
Há alguns equívocos importantes sobre o Reiki que devem ser clarificados. Em primeiro lugar e o mais importante, o Reiki não cura por si só, mas sim promove a saúde, reforçando o nosso sistema imunológico e capacitando as nossas defesas do organismo já existente e suas funções. Não faz milagres de curas ou efeitos imediatos, a parte de um evidente alívio imediato de dor, leva o seu tempo e esforço continuo para que o equilíbrio assente, isto porque o Reiki trabalha diretamente na origem dos problemas e suas imensas variantes. Qualquer pessoa que trabalha na área de saúde sabe que normalmente, quando um paciente procura ajuda, o problema já está presente há anos, na maioria das vezes! O Reiki também nos fornece uma excelente compreensão sobre as emoções, as suas causas e efeitos e ensina a lidar com cada uma delas, que com a prática é um dos segredos da vida e harmonia interior.
O Reiki trabalha para o nosso Bem Maior, é de senso comum que o Reiki irá fornecer aquilo de que precisamos para nossa auto evolução e equilíbrio, em vez de satisfazer todos os nossos desejos e vontades. Não pode ser utilizado para prolongar relacionamentos tóxicos, para encontrar o parceiro(a) perfeito ou para atrair mais dinheiro e poder, obviamente! Mas torna-nos mais emocionalmente estáveis, mais fortes fisicamente e concentrados para alcançar os nossos sonhos e objetivos.
À medida que o Reiki se tem espalhado pelo mundo, tem sensibilizado profundamente todas as vidas e cada pessoa que o pratique. Na minha experiência pessoal, o Reiki mudou a minha vida por completo, ao ponto de ter decidido dedicar-me a tempo inteiro e de coração, para compartilhar com os outros o máximo que puder. Eu passei de uma vida de tristeza e depressão, não vivendo mas sobrevivendo, para agora e finalmente, após catorze anos de prática e dedicação eu ter encontrado a alegria de viver, o amor-próprio e a paz interior! Estou feliz, apenas por ser parte deste incrível instrumento de amor incondicional, a fonte da vida!
<3 Eli de Lemos